Produtividade de sementes de soja em função do manejo de Phakopsora pachyrhizi com silício em associação a fungicidas

184

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da combinação de silício e fungicidas no manejo da ferrugem asiática da soja e seu reflexo na produtividade de sementes da cultivar NS 5909 RR®.

Autores: GERALDO, G.¹*; BAHRY, C. A.¹; GODINHO, D.¹; CERESOLI, L.¹; PETKOWICZ, L. A.¹; CARLESO, A. A.¹; DAL PRÁ, F. S.¹; CANCELIER, J. J.¹; ZAUZA, L.¹; MAZARO, S.M.¹

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO

A produtividade da soja pode ser comprometida por vários fatores. Dentre estes destaca-se a ferrugem asiática, doença que provoca a desfolha precoce das plantas, limitando o enchimento das sementes em função da redução do ciclo, reduzindo assim, o rendimento.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da combinação de silício e fungicidas no manejo da ferrugem asiática da soja e seu reflexo na produtividade de sementes da cultivar NS 5909 RR®. O experimento foi realizado na Área Experimental da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos/PR, na safra 2016/2017, com semeadura no mês de dezembro. Realizou-se os seguintes tratamentos: T1: controle, sem aplicação; T2: Silício 12% (0,6 kg ha-1 de p.c. – produto comercial); T3: Silício 12% + Fungicida; T4: Silício 25,5% (0,6 kg ha-1 de p.c.), T5: Silício 25,5% + Fungicida; T6: apenas fungicida.

Os produtos foram aplicados em V6 (sexto nó), R1 (início do florescimento), R1+15, R1+30, R1+45 dias, onde em V6, o fungicida utilizado foi à base de trifloxistrobina + protioconazol (400 mL ha-1 de p.c.). As demais aplicações foram realizadas com fungicida à base de azoxistrobina + benzovindiflupir (300 g ha-1 de p.c.).

A severidade da ferrugem asiática foi avaliada aos 50 dias após R1. As variáveis analisadas foram: severidade de ferrugem, massa de mil sementes e produtividade de sementes. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo Teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade.

A severidade da ferrugem foi maior no controle e nos tratamentos que receberam apenas silício ou apenas fungicida. A produtividade de grãos foi maior nos tratamentos onde houve a combinação de silício e fungicida; da mesma forma que o verificado para a massa de mil sementes.

Em fechamento de plantio, a combinação de fungicidas e silício foi uma estratégia favorável à redução da severidade da ferrugem asiática da soja, refletindo-se em maior produtividade e massa de sementes.

Palavras-chave: Massa de sementes, ferrugem asiática da soja, rendimento, combinação de produtos.

Informações do autores:     

¹UTFPR, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil

Disponível em: Anais do  XX Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2017.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA